PERÍODO ARCAICO: A CIDADE-ESTADO DE ESPARTA:
Esparta ou Lacedônia situa-se na Península do peloponeso, na planície da Lacônia. Foi fundada no século IX a.C. e invadida pelos Dórios que submeteram as populações ali estabelecidas e se apossando da maior parte do território. No século VIII a.C. os Dórios conquistaram a Messênia. O motivo da conquista foi a escassez de terras, causada por sua vez pelo crescimento da população dória. Apesar da relação os messenios foram todos reduzidos à condição de escravos.
DO PONTO DE VISTA POLÍTICO TEMOS:
• A DIARQUIA: uma monarquia composta por dois reis (para evitar a autocracia). Os reis escolhidos entre os membros das famílias mais importantes tinham cargo hereditário e possuíam o comando supremo do exercito – um deles comandava as tropas em guerra e o outro permanecia em Esparta. Eram os sumo-sacerdotes e juizes supremos.
• A GERÚSIA: representa o senado espartano, composto por 28 membros da aristocracia, com idade superior a 60 anos. Cabia à Gerusia tomar as decisões importantes e legislar, além de controlar os diarcas.
• O EFORATO: composto por 5 membros eleitos pela assembléia do povo. Possuíam as funções executivas, administrativas e fiscalizavam a vida pública.
• A APELA: ou assembléia do povo, formada por todos os cidadãos espartanos maiores de 30 anos. Vota as leis e escolhe os gerontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário